Há uma dúvida que paira na cabeça de muitos administradores… “Comprar um software pronto e me adaptar a ele ou desenvolver meu próprio sistema?”
Essa dúvida é muito mais comum do que se pensa, muitas vezes quem está a frente de um negócio que não seja no ramo da tecnologia não tem a mínima ideia de quando optar por um ou outro.
O primeiro passo para escolher é pensar o seguinte, dentre todos os processos da empresa o que é padrão de mercado e o que é exclusivo da sua empresa. Cada empresa possui peculiaridades que podem sim determinar se vale mais a pena comprar os chamados “softwares de caixinha” ou desenvolver um específico para as suas necessidades.
Se o volume de processos exclusivos a serem automatizados for maior do que o padrão aí sim vale a pena o desenvolvimento de uma aplicação específica. Caso a sua empresa esteja disposta a mudar processos existentes, nesse caso vale a compra de um software que não necessite de nenhum tipo de customização, pronto para uso.
Médias e grandes empresas dificilmente conseguirão se adequar a um software pronto, que não seja desenvolvido exclusivamente para as suas necessidades. Nesses casos o sistema personalizado é a melhor solução tendo em vista o custo benefício. Isso porque a customização de um software pronto pode acarretar inúmeros desgastes dentre os principais o custo e a forma como a customização se dará dentro dele.
Um sistema personalizado é criado especificamente para as necessidades da empresa, assim ele garante que o processo rodará da forma mais produtiva e efetiva possível.
Para finalizar, um sistema personalizado é uma ótima opção para empresas que querem melhorar seus processos e não se adaptar as regras de uma ferramenta padrão de mercado.